segunda-feira, 23 de abril de 2007

COCA- COLA E A SAÚDE



A Coca-Cola vem sendo alvo de acusações, principalmente pelo seu suposto grande nível de ácido (seu valor pH é 2.5, entre vinagre e suco gástrico, resultando em que, devido a essa grande acidez, não seria recomendável ingerir o refrigerante durante as refeições). Alguns fatos pitorescos são usados para ilustrar a acusação, como por exemplo, o de que "a Coca pode dissolver um dente em 24 a 48 horas".
A empresa se defende afirmando que seu produto não é mais perigoso que outros refrigerantes, e que ele contém menos ácido cítrico do que uma laranja, havendo também evidências nesse sentido, apresentadas em inúmeros casos judiciais contra a Coca-Cola Company.

Controvérsia sobre danos à saúde a longo prazo

Líquido negro (ou cor de caramelo escuro) semi-transparente caracterísitico da bebida.
Enquanto muitos nutricionistas acreditam que "refrigerantes e outras comidas ricas em calorias mas pobres em nutrientes podem encaixar-se numa boa dieta" , é um dito popular que bebidas como a Coca-Cola podem causar danos à saúde se consumidas em excesso, particularmente em crianças jovens, cujo consumo de refrigerante compete, ao invés de complementar, com uma dieta balanceada. Por outro lado, estudos mostraram que aqueles que bebem refrigerantes regularmente têm menos quantidade de cálcio (o que pode contribuir para a osteoporose). Não há informações disponíveis sobre a fonte financiadora de tais estudos.
A bebida também foi criticada por usar ácido.
Há ainda acusações mais extremas, sem qualquer embasamento científico, de que o produto causaria "risco à vida" devido à sua água carbonada, além de afirmações curiosas como a de que "alguém morreu uma vez numa competição de quem bebia mais Coca".
Há diversas lendas urbanas ou curiosidades folclóricas sobre a bebida, inclusive uma que diz que a Coca-Cola já foi verde, entre outras. As inúmeras lendas urbanas sobre a Coca-Cola fizeram páginas de Internet terem seções completamente dedicadas a isso, como o Cokelore.

Nenhum comentário: